Galerias
Clique na imagem para acessar

 

Galeria 02

Galeria 03

Galeria 04

Galeria 05

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Garra Alvinegra - A primeira organizada do ABC - Fundação: 28/01/1977.

 

História: A primeira Torcida Organizada do Estado é do ABC
Símbolo - Águia
Um clube que tem fama de ter garra, como é o ABC, forçosamente terá que contar com uma torcida também com muita garra.  

Primeira Diretoria: Presidente:  José Bonifácio Freire, Vice-Presidente: Antonio Víctor de Medeiros, Primeiro Secretário: José Ferreira Filho, Segundo Secretário: Evilásio Maranhão dos Santos, Primeiro Tesoureiro: Manoel Nunes de Medeiros Neto, Segundo Tesoureiro: José Jeová Soares, Relações Públicas: Maria Stela Dantas.

 

        Está criada uma nova torcida organizada do ABC, com diretoria formada, camisa com emblema, instrumentos musicais e "muita força para levar o time pra frente". É a "Garra Alvinegra", sob a presidência de José Bonifácio Freire que se propõe a levar a torcida organizada onde quer que o ABC jogue. Em novembro do ano passado, quando Bonifácio foi assistir ao ABC jogar em Fortaleza, acompanhado de um grupo de dez amigos, sentiu que era hora de se criar uma associação, que tivesse por objetivo não abandonar o time "mais querido", em campos adversários.
        Já na volta de Fortaleza, Bonifácio e seus amigos, marcaram uma reunião, com a finalidade de organizar a torcida. Uma torcida que tivesse condições de fretar ônibus, e, como ponto principal da organização, formar hierarquia constituída, com uma pequena mensalidade. Enfim, "como se pode ver as torcidas organizadas do Rio e São Paulo. "Foi no restaurante Saravá, na tarde de 28 de janeiro, que os sete membros que comporiam a diretoria da "Garra Alvinegra", encontraram-se decididos.
        DIRETORIA - Na reunião ficou decidido que  José Bonifácio Freire seria o presidente; Antonio Víctor de Medeiros, o vice; 1o. secretário, José Ferreira Filho; 2o. secretário, Evilásio Maranhão dos Santos; 1o. tesoureiro, Manoel Nunes de Medeiros; 2o. tesoureiro, José Jeová Soares e Relações Públicas, ficou a cargo de Maria Stela Dantas.   Vinte dias após a reunião, a "Garra Alvinegra" já contava com 50 adesistas, que pagam mensalmente 20 cruzeiros. Esta é a taxa fixada pela diretoria, visando a confecção de camisas.
INSTRUMENTOS - Por enquanto, a "Garra Alvinegra" conta com 18 instrumentos de percussão, cedidos por um sócio da torcida. Estes instrumentos já estão com proposta de compra, dependendo apenas  de aumentar o montante do caixa. 
        A banda instrumental está composta de 3 surdos, 2 caixas, 1 bombo, 2 taróis, 4 tamborins, 1 frigideira, 3 ganzás, 1 agogô e 1 reco-reco.  O emblema criado pela direção, com a colaboração de artistas abecedistas, é uma águia em preto e branco, com as garras bem abertas sobressaindo-se no desenho.  Os interessados em tomar parte da torcida organizada "Garra Alvinegra" deverão procurar a relações públicas, Maria Stela Dantas, no endereço da rua da Misericórdia, 775, Cidade Alta, ou pelo telefone 222-4991.O presidente José Bonifácio chama a atenção também dos abecedistas habiltados em instrumentos de sopro, que estes instrumentos estão sendo providenciados.  Fonte:  O POTI

 

Há alguns meses um grupo de jovens resolveu se unir para formar uma torcida organizada que viesse a ajudar o Departamento de Futebol do ABC, já que contaram com o apoio da direção alvinegra. Essa nova torcida organizada recebeu o nome de "Garra Alvinegra", tendo como finalidade não somente ir para o campo incentivar a equipe mas, também formar uma associação que vem realizando promoções para angariar meios financeiros ajudando o clube.
        Esse grupo de jovens, chefiado por José Bonifácio , está composta de Stela, Jeová, José Ferreira, Evilásio, Victor, Medeirinho e Gladstone. Todas semanas fazem reuniões para planejamento de promoções e, também do que devem levar para o campo nos dias de jogo do mais querido. Stela, moça que diariamente vai aos microfones das emissoras promover o clube, ontem foi nossa visitante. A visita de Stela a nossa redação teve a finalidade de divulgar masi uma das promoções do Departamento de Futebol do ABC, junto "A Garra Alvinegra" que neste domingo realizam no Galpão da Colina em Morro Branco, um churrasco dançante, tendo como principal atração a Roda de Samba de João de Orestes.
        Aproveitam que o ABC não joga neste domingo para que a maioria de torcedores possam comparecer a Morro Branco ajudando ao clube. Stela declara que as promoções servem para com o lucro ajudar as gratificações dos jogadores além da compra de medicamentos para o atendimento médico do clube da colina. As senhas para o churrasco de domingo estão a venda na residência de Stela, na rua Misericórdia, 775, Cidade Alta.
Fonte: Diário de Natal